segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ATIVIDADE 1 - ATELIÊS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS / DIÁLOGOS INTERMIDIÁTICOS

a. Título do vídeo: Salve! Salve! Eu sou o Cerrado
b. Descrição do vídeo:
Refere-se a destruição do Cerrado numa linguagem em primeira pessoa. Num momento demonstra o cerrado sendo destruído pela queimada e em outro mostra a beleza da natureza, como se esta estivesse pedindo socorro num desabafo do quanto já fora destruída.
c. Texto escolhido:

O cerrado é milagre
(e também é pedaço do Planeta
que desaparece)
abraço meu irmão pequizeiro.
Ando de mãos dadas
Com minha irmã sucupira.
Meu pai jatobá sorri.
Mãe peroba não diz nada,
Apenas sente.
Minhas amigas abelhas
são filhas das flores.
Agora prepare seu coração:
Correntão vai passar e levar tudo:
Ninho de passarinho rasteiro também.
Depois do correntão
Brotou o que tinha que brotar,
Mas já era tarde.
Faca fina cortou raiz pela raiz.
Aí não brotou mais nada.
Aliás, brotou coisa melhor:
Soja, verdinha, verdinha
Que beleza, diziam.
Olhe bem os cerrados
da próxima vez.
Rastejar por entre cupins
E capins
E sentir o cheiro do anoitecer.
Antes de terminar pergunto:
Quem vai pagar a conta
De tanta destruição?
“tudo bem, daqui a 100 anos


estaremos todos mortos”
disse alguém.
Certo, estaremos todos mortos.
Mas nossos netos não.
O cerrado é milagre,
Minha gente.
Como se fosse um prefácio
Nikolaus Von Behr

d. Justificativa pela escolha do texto:
O poema trata-se do testemunho da natureza abordado no vídeo, um em consonância com o outro, numa sintonia dialógica, onde as palavras chaves são natureza, destruição, preservação, harmonia, vida e morte.

e. Referência bibliográfica:
Berhr, Von, Nikolaus Como se fosse um prefácio. Coisas do Cerrado

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