terça-feira, 31 de agosto de 2010

A CIDADE E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

  • Nas experiências vivenciadas em Estágio I e II -  adentrar no espaço pedagógico formal, sua dinâmica, seu funcionamento no âmbito administrativo e pedagógico.
  • Ferramentas de utilização -  observação e posteriormente da intervenção pedagógica;
  • experiências e vivências na prática pedagógica aliada à teoria apreendida no âmbito acadêmico;
  • No estágio III este espaço de construção pedagógica se amplia para a cidade enfocando o ambiente extra institucional lançando um olhar diferente para cidade;
  •  desmistificação mais minuciosa com olhar mais observador;
  • Coexistem contradições no espaço urbano e na cidade, práticas individuais, questões culturais e sociais divergentes;
  • pensar a cidade enquanto organismo vivo, dinâmico, que trás uma história construída ao longo dos tempos feita pelos habitantes , cada um com suas relações , profissões, ofícios, culturas, lugares físicos,afetivos e simbólicos.
  • Compreender a arte em seu contexto dinâmico e multifacetal  de si mesmo, do outro e dos valores embutidos nesta e das relações estabelecidas entre os sujeitos num processo contínuo de construção da identidade cultural e valorização do que é regional e local.
  • envolvimento histórico e político, uma reflexão sobre as possibilidades de mudança  identificando os diferentes grupos culturais e sistemas de valores e enriquecendo o discurso da arte /educação pela articulação de gênero, classe social e etnia.
  • O passeio pela cidade deverá ser mais crítico e sensível para o contexto e para o meio. Estamos na transição de um olhar indiferente rumo um olhar reflexivo deste amplo espaço de indagações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário